Influência Das Cores

Blog


influencia_das_cores

Diferentes atividades humanas são influenciadas pelas cores. Podemos perceber certamente que a cor dos alimentos influencia sua aceitação.

A maneira de vestir¬se é uma forma de influenciar o ambiente ao seu redor, as roupas, de acordo com as cores, podem passar sentimentos de alegria ou tristeza, tranquilidade, confiança, paz ou agitação, insegurança e confusão. O ambiente de trabalho é seguramente mais estimulante se por toda a parte as cores estiverem adequadamente distribuídas. O planejamento cromático da indústria procura evitar a fadiga do operário, equilibrando a tranqüilidade e o frescor das cores frias, com as cores quentes, mais estimulantes, alegres e capazes de evitar a monotonia e a depressão, mas que usadas com exagero enervam e irritam.

Algumas evidências científicas sugerem que a luz de diversas cores, que entra pelos olhos, pode afetar diretamente o centro das emoções. Cada um de nós responde à cor de uma forma particular. As pessoas tendem também a ser atraídas por certas cores, em virtude de alguns fatores determinantes. Sua escolha pode estar baseada em seu tipo de personalidade, nas condições circunstanciais de sua vida ou em seus desejos e processos mentais mais íntimos, profundos e até inconscientes.
As cores têm influências em nossos componentes físico, mental e emocional.

 

Cor e personalidade

Vagamente, os tipos de personalidade conseguem ser determinados pela cor e as complexas circunstâncias em que são utilizadas. A tudo isto não está atento apenas o psicólogo, mas o profissional que põe a seu serviço os resultados da observação da psicologia, para colocar a cor certa nas criações de suas expressões em cor.

Dentro desta perspectiva, existem teorias que dizem o seguinte:

  • Se você usa vermelho, poderá ser um extrovertido, corajoso, dado a ação.
  • Usa cores, mas em contrastes fortes com o preto? Poderá ser do tipo dramático.
  • Prefere mesmo o preto com tonalidades escuras? Talvez será do tipo empreendedor. As cores claras talvez as use somente, num e noutro caso, como algum ornamento ou no chapéu, ou no pescoço, ou no cinto, ou nalgum objeto que o acompanha.
  • Prefere o amarelo? Dizem algumas pesquisas que é um intelectual, um idealista, um humanitário…
  • Gosta de verde? Poderá ser do tipo compreensivo e de visão universal, que é tolerante, liberal, habituado a compreender o problema dos outros.
  • Gosta de cores frias, claras, com o branco como contraste? Talvez seja um conversador. Também poderá ser um conversador, se prefere o azul, ou mesmo um introvertido.

 

influencia_das_cores2

Cores quentes e frias; leves e pesadas; calmantes e excitantes.

Pelos efeitos psicológicos mais intensos, as cores provocam uma gama de sentimentos, que podem receber a mesma classificação dos próprios sentimentos como se processa na psicologia.

Usualmente se destacam dicotomicamente em:

  • cores quentes e frias,
  • cores leves e pesadas,
  • cores calmantes e excitantes.

Mas podem ser ditas também: agressivas, dinâmicas, fortes, poderosas, atraentes, repelentes, desejadas, amadas, agradavelmente sensuais e sexuais.

 

Quentes e frias.

Consideram-se cores frias, ou deprimentes, as que no disco das cores, estão na área do azul. A outra metade do círculo das cores é considerada quente.

Classificação
Exemplo
Efeitos
Quentes
Amarelo, laranja, vermelho
Motivação, entusiasmo com vivacidade, atividade, vontade, calor, excitação, iniciativa, disposição para agir, persistência, força física, estímulo, poder, afetuosidade, perdão, criatividade, alegria, assim como confiança, coragem, animação, espontaneidade e atitude positiva frente à vida, esperança e compreensão
Frias
Frias Azul, verde, violeta
Participação, adaptabilidade, generosidade, cooperação, atenua as emoções, facilita o raciocínio correto e amplia a consciência e compreensão, idéia de espaço, liberdade, harmonia e equilíbrio, quietude, confiança, promove a devoção e a fé, habilidade, serenidade

 

Leves e pesadas

As cores pesadas e leves possuem disposição ligeiramente diferente, visto que o vermelho se desloca para a região de pesado, onde se
coloca juntamente com o azul; em vez, o verde se eleva à região do leve.

Leves
amarelo (a mais leve), laranja, verde
Pesadas
violeta (a mais pesada), vermelho, azul

 

Calmantes e excitantes

São cores tranquilizantes, ou calmantes as que levam ao descanso.
São cores excitantes ou estimulantes as que levam ao movimento e à ação.

Calmantes
azul e o verde
Excitantes
vermelho e o amarelo

 

influencia_das_cores1

A preferência do indivíduo por determinadas cores pode servir de sinal capaz de tornar visíveis características que revelem seu temperamento ou até mesmo o seu caráter, já que as cores estimulam determinados comportamentos e o interesse por esta ou aquela cor e as circunstâncias em que isto acontece, fornece bastantes informações sobre as pessoas em geral.

As circunstâncias poderão interferir diretamente na escolha de cores diferenciadas. A moda, por exemplo, influencia preferências, que podem não ser as da inclinação espontânea. As cores determinadas podem dar indícios sobre o caráter e a índole da pessoa que a usa, todavia não há precisão nesta definição. Também por motivos funcionais, sobretudo terapêuticos, uma cor poderá ter sido eleita exatamente para tentar reverter uma tendência.

fonte: unicamp.br

Seu comentário é importante para nós!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.